domingo, 17 de junho de 2012

Aprender a ler!

Depois de um longo tempo, cá estou para externar meus pensamentos.
Hoje falarei sobre "aprender a ler". Sim, é isso mesmo. Você já parou para pensar se sabe ler?
"Ora Cristiane, mas, que pergunta absurda. Se estou lendo seu Blog, claro que sei ler!"
Não não, você não entendeu. Não perguntei se sabe decifrar os códigos que chamamos de "palavras", eu quero saber se você sabe mesmo ler, se sabe entender o que lê, ou ainda melhor, se sabe interpretar o que lê. Deixa eu exemplificar para que você entenda melhor.
Hoje conversei com um grande amigo, e falávamos sobre o livro "Teresa Filósofa", é de um autor anônimo, e erótico. Sim, eu disse erótico! (Não, não fique com essa cara de "Que absurdo! Pornografia no Blog da Cris"... A propósito eu não li o livro e não tenho o hábito de acessar literaturas ou filmes do gênero, mas, você já vai entender onde quero chegar). Segundo meu colega "o autor debate várias questões filosóficas daquele texto através da personagem Teresa, e muitas outras que são, na verdade, mulheres "livres".E a partir daí entramos no tema da questão que lhes convido a repensar. Enquanto dezenas de pessoas leem as palavras desse livro e pensam apenas no "ato", uma minoria aprecia o contexto histórico, o enredo, o sentido, o idealismo e por aí vai. Veja bem, não estou aqui convidando ninguém a ler esse tipo de literatura, estou apenas exemplificando. Mas, como eu dizia, saber ler não é apenas juntar as palavras e entender a oração, saber ler vai muito além. Para um acadêmico isto é mais que óbvio, mas, não falo agora só de acadêmicos, estou falando para você que gosta de ler. É comum ver e ouvir pessoas dizendo: "Ah eu não gosto de ler, isso é chato, não tenho paciência". Mas, talvez essas pessoas ainda não tenham entendido o que é ler. É compreender, é se entregar, e entrar na história, fazer parte dela. Li, há poucos dias, o livro "O Pequeno Príncipe" (Eu suuuper recomendo!), e como de praxe, li cada frase com atenção, eu tentei entender o que o autor estava querendo me dizer e principalmente o que a história queria me trazer de bom. Foi fantástico! Como se o pequeno príncipe tivesse diretamente falado comigo e me ensinado boas lições de vida. Aliás, a Bíblia, isso mesmo, como é gostoso ler Provérbios, Salmos, os evangelhos, entender esses livros é uma questão de interesse e de busca por isso.
Nunca é tarde para aprender a ler. Quando o fizer, faça com vontade, com interesse, com curiosidade, pesquise no dicionário se tiver dúvidas, compare com outros livros, faça pesquisas no Google, sei lá, aprender a ler é muito mais simples que você imagina, basta querer, ter curiosidade e ser imaginativo.
Boa sorte na próxima leitura!

Um comentário:

  1. Gostei da reflexão. Ler é pouco, saber interpretar o que é lido que é a chave.

    ResponderExcluir